Unidades de saúde

Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe)

O Hospital Universitário Pedro Ernesto (Hupe) é peça fundamental na estrutura de ensino, pesquisa e atendimento à saúde da Uerj. Além de sua importância para o sistema de saúde do Estado do Rio de Janeiro, o Hupe forma novos profissionais e produz conhecimento. Com 560 leitos e 16 salas cirúrgicas, o hospital é capaz de realizar cirurgias em mais de 60 especialidades e subespecialidades médicas, incluindo procedimentos sofisticados, como cirurgia cardíaca e transplantes de rim e de coração. O Hupe não possui emergência, atendendo apenas a pacientes encaminhados por outras unidades públicas de saúde.

Site:www.hupe.xmzuoqun.com

Policlínica Universitária Piquet Carneiro (PPC)

É o maior posto de assistência médica da América Latina, com 15 mil m² de área útil. Até 1995, a unidade tinha perfil ambulatorial, ganhando novas características após convênio de cogestão entre o Ministério da Saúde e a Uerj, visando a fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) com a integração docente-assistencial. Dessa forma, a Policlínica tornou-se espaço de formulação, implementação, testagem e avaliação de modelos de saúde, através da integração ensino/serviço/pesquisa com a perspectiva de desospitalização, enfatizando práticas de saúde preventivas e resolutivas. Possui 32 especialidades/serviços médicos, apoio diagnóstico/terapêutico e atende em média 50 mil pacientes por mês.

Site:www.ppc.xmzuoqun.com

Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC)

O Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC), inaugurado em outubro de 2021 no bairro Jardim Flamboyant, em Cabo Frio, é um marco no compromisso assumido de interiorização da Uerj para a Baixada Litorânea. Seu nome é uma homenagem ao médico sanitarista Hesio Cordeiro, professor do Instituto de Medicina Social (IMS) e um dos idealizadores do Sistema Único de Saúde (SUS).

A unidade prima pela assistência em saúde humanizada e pela formação acadêmica e técnica de qualidade, pública e gratuita. Futuramente, o HURHC estará vinculado à Faculdade de Ciências Médicas da Uerj, com previsão de ser aberta na cidade em 2024. O hospital conta hoje com 28 leitos para internação, dos quais 10 de terapia intensiva. A meta de capacidade plena instalada é de oferecer 50 leitos.