Livro e vídeo marcam 60 anos da Rede Sirius

Início:30/08/202100:00 |Término:31/08/202100:00

Diretoria de Comunicação da jogos365

A Rede Sirius – Rede de Bibliotecas da Uerj – completa 60 anos no dia 31 de agosto de 2021. Para marcar a data, a Rede preparou um vídeo comemorativo, uma galeria fotográfica e um livro com a história dessas seis décadas, que serão lançados no dia 30 de agosto. 

Criada em 1961 com a fusão das bibliotecas das Faculdades de Ciências Médicas, de Direito, de Ciências Econômicas e de Filosofia, a Rede Sirius foi inicialmente chamada de “Biblioteca Central”, depois “Sistema de Bibliotecas” e hoje é uma rede integrada de 25 bibliotecas setoriais, com unidades em todos os campi da universidade. Atuando intensamente em todas as áreas da Uerj, na graduação, na pós-graduação, na pesquisa e na extensão, com usuários que vão desde os alunos do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira (CAp-Uerj) até os professores e pesquisadores, dos servidores técnico-administrativos à comunidade externa, a Rede Sirius é um importante órgão de ligação da Uerj com a sociedade. Seus acervos, tanto materiais quanto eletrônicos, têm possibilitado aos estudantes e pesquisadores manter seu trabalho e seu conhecimento atualizados. 

Os materiais comemorativos serão eletrônicos e estarão disponíveis no site da Rede Sirius. O principal deles, o livro “Rede Sirius 60 anos – Trajetória das Bibliotecas da Uerj” é um trabalho minucioso que conta a história das bibliotecas, sua organização através dos anos, a transformação de uma unidade baseada em papel em uma moderna estrutura integrada e tecnológica, os desafios enfrentados, a conquista da autonomia administrativa e os planos da Rede para o futuro”.