Vestibular 2023: Palestra sobre “Niketche”

Início:17/11/202215:00 |Término:17/11/202218:00

Diretoria de Comunicação da novibet

O ciclo de palestras para o Vestibular Estadual 2023 da Uerj realiza, no dia 17 de novembro, às 15h, um encontro sobre o livro Niketche, da moçambicana Paulina Chiziane. O diretor do Departamento de Seleção Acadêmica (Dsea), Gustavo Bernardo, e a diretora do Instituto de Letras, Janaína Cardoso, falam sobre a obra, a partir das 15h, no auditório 11 do campus Maracanã. As inscrições já estão encerradas, mas será possível acompanhar o evento ao vivo pela TV Uerj no YouTube. A gravação também ficará disponível no canal.

A obra é a leitura indicada para a prova de Língua Portuguesa e Literaturas do exame de acesso. Lançada originalmente em 2002, a história está centrada em Rami, uma esposa fiel, mas que começa a se sentir rejeitada, e então descobre as várias amantes do marido. Esses encontros, alguns inicialmente traumáticos, acabam se mostrando uma oportunidade para todas terem suas vidas transformadas.

Paulina Chiziane nasceu em 1955, em Moçambique, e em 2021 venceu o Prêmio Camões de Literatura. Seus trabalhos são marcados pelo protagonismo feminino, trazendo questões e reflexões caras ao gênero e são um convite à exploração da cultura do país do sudeste do continente africano.