Instituto de Letras promove seminário de tradução e edição

Início:13/06/202309:30 |Término:14/06/202318:00

Diretoria de Comunicação da Fortune Tiger

O Laboratório de Publicações Lima Barreto (Selb), do Instituto de Letras (ILE) da Uerj realiza, no dia 13 de junho, na RAV 112, e no dia 14, na RAV 114, ambas no 11º andar do campus Maracanã, o Seminário Traduzir Edição, Editar Tradução. 

Serão quatro encontros para compartilhar experiências e conhecimentos, por meio de palestras de docentes e discentes, sobre conceitos da tradução e edição. No dia 14, também haverá o lançamento e distribuição gratuita do livro “O anonimato do preparador” de Sara Donaldson, editora de texto freelancer. 

Confira a programação abaixo:

 13/6

9h30 – Sessão 1

“Textos afro-diaspóricos: reflexões em perspectiva sobre tradução e edição”, com Cida Salgueiro, professora titular e pesquisadora no setor de Literatura e Cultura Norte-Americanas do ILE da Uerj. 

“Agitprop na publicação do Manifesto Comunista no século XIX”, com luri Pavan, mestre em Estudos de Linguagem da UFF, especialista em Edição e Gestão Editorial do Núcleo de Estratégias e Políticas Editoriais (Nespe), e bacharel em Letras da Uerj. 

16h30 – Sessão 2

 “A imprensa cultural na divulgação de obras teatrais”, com Geraldo Pontes, professor titular do ILE da Uerj.

“Cartas a uma jovem editora: ensaios de formação”, com Liciane Corrêa, mestranda e graduanda em Letras da Uerj. 

 14/6

10h – Sessão 3

“O problema da tradução das emoções em Ilíada e Odisseia, de Homero: entre as edições críticas, a semântica histórica e diacronia”, com Felipe Marques, doutorando em Letras Clássicas da UFRJ.

“De práticas editoriais e tradutórias à reflexão teórica: o lugar do livro na teoria do discurso”, com Phellipe Marcel, professor adjunto do Instituto de Letras da UFF.

16:30h – Sessão 4

“Natalia Ginzburg e Italo Calvino: destinos cruzados entre tradução e edição”, com Davi Pessoa, professor adjunto de Língua e Literatura Italiana do ILE da Uerj. 

“O livro, experiência compartilhada”, com Manoel Ricardo, professor associado de Literatura Brasileira da Unirio. 

As inscrições devem ser feitas no formulário neste link. Haverá emissão de certificado.