Leme promove debate sobre o centenário dos camisas negras

Início://: |Término://:

Diretoria de Comunicação da dragão e tigre

O Laboratório de Estudos em Mídia e Esporte (Leme), da Faculdade de Comunicação Social (FCS) da Uerj, promove, no dia 15 de junho, às 18h, um seminário com o tema “Virada histórica: o centenário dos ‘camisas negras’ e o racismo no futebol”. 

O objetivo do encontro é falar sobre preconceito e inclusão no esporte, tendo como referência o Campeonato Carioca conquistado pelo Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG) no ano de 1923, lembrando quando negros e operários foram escalados para disputar a competição. A ideia é mostrar como isso impactou a sociedade naquele tempo. 

Estão confirmadas as participações do professor Antônio Jorge Soares, da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do historiador Walmer Peres, do Centro de Memória do CRVG. A mediação do debate será de Hugo Moraes, doutor em História Comparada pela UFRJ. 

Os interessados podem retirar os ingressos gratuitamente pela internet. A atividade será presencial, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, que fica na sala 10.121, 10º andar, bloco F. Além disso, haverá exibição online pelo canal do Leme no YouTube.