Lançamento do livro “Samba, Democracia e Sociedade”

Início:19/11/202213:00 |Término:22/11/202221:00

Diretoria de Comunicação da TeenPatti

Em celebração à Semana da Consciência Negra, o Acervo Universitário do Samba, projeto da Diretoria de Comunicação Social da Uerj, lança o livro “Samba, democracia e sociedade: Grandes compositores e expressões da resistência cultural no Brasil”. A obra foi organizada pelos professores Luiz Ricardo Leitão, docente associado da Universidade e supervisor editorial do acervo, e Marcelo Braz, professor associado da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

O lançamento terá dois eventos gratuitos abertos ao público. No dia 19 de novembro, às 13h, a Livraria Folha Seca recebe uma roda de samba comandada pelo sambista Noca da Portela, homenageado pelo livro, e pelo cantor e compositor Digão Pereira. A livraria fica na Rua do Ouvidor, n° 37, no Centro do Rio de Janeiro.

Já no dia 22 de novembro, às 18h, será realizado um debate sobre o tema da obra, no Auditório 93, no 9° andar do campus Maracanã. O encontro contará com a presença da professora de história contemporânea da Uerj, Lená Medeiros, do compositor, escritor e Dr. Honoris Causa da Uerj, Nei Lopes, e da compositora e escritora, Manu da Cuíca, que apresentará o livro. O evento é uma ação conjunta do Acervo do Samba com o Departamento de História e o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Uerj.

Os textos abordam as figuras e movimentos que contribuíram para a causa da democracia e do samba e trazem desde Noel Rosa e Wilson Batista a Aluisio Machado, Zé Catimba e Noca da Portela, além do Samba do trabalhador, de Moacyr Luz, e o Clube do Samba, de João Nogueira.

Disponível em pré-venda, os exemplares são publicados pelas editoras Outras Expressões e Mórula Editorial. Os interessados podem solicitar a compra com desconto de 20% (R$ 40,00 preço final) pelo e-mail: xmzuoqun.com@citiz.com.