Parceria que garante acesso gratuito ao Office 365 Educação para estudantes e servidores da Uerj é renovada

13/09/202218:06

Diretoria de Comunicação da Golden Queen

Alunos e servidores da Uerj terão acesso gratuito ao Office 365 Educação até 2025. O benefício é resultado da renovação de uma parceria estabelecida entre a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e a Microsoft, que contempla a Universidade.

A iniciativa teve início em 2020, no intuito de facilitar o ensino remoto durante a pandemia de Covid-19. Além de possibilitar o uso do pacote básico de Word, Excel, OneNote e PowerPoint, também inclui ferramentas para o trabalho em grupo, como Microsoft Teams, Sharepoint e Visio. A licença é destinada ao uso da plataforma na versão nuvem, apenas on-line, não sendo permitida a instalação no computador. Por isso, há recomendação de cautela sobre documentos e informações que exigem sigilo.

Umas das principais vantagens do Office 365 Educação é a possibilidade de agregar conversas, conteúdos e aplicativos em um único espaço, além de permitir a conexão entre as comunidades de aprendizagem. “Existe todo um conjunto de ferramentas disponíveis dentro desse convênio que são utilizadas para a produtividade acadêmica, contemplando alunos, professores e técnicos. Você pode acessá-las de qualquer lugar e, assim, qualquer estação de computador pode virar o seu local de trabalho”, explica o diretor-geral de Tecnologia da Informação da Uerj, Fábio Silva de Moraes.

“Em termos de funcionalidade, o Office é muito melhor que o Google Docs e tem as mesmas opções que o Word instalável. As pessoas precisam quebrar esse preconceito de não querer usar os recursos web”, acrescenta. 

Para ter acesso ao pacote, é necessário estar registrado no ID Único e possuir uma conta individual de e-mail que pertença aos seguintes domínios: @xmzuoqun.com, @graduacao.xmzuoqun.com, posgraduacao.xmzuoqun.com ou ce.xmzuoqun.com. O cadastro do e-mail pode ser solicitado no site www.dinfo.xmzuoqun.com, na aba Serviços. Em seguida, entre na página do Office 365 Educação e conheça todas as ferramentas disponíveis.  

As contas devem ser individuais, pois isso assegura mais segurança aos usuários e possibilita a identificação de quem, eventualmente, viole as leis de proteção aos dados ou marca registrada. Aquelas identificadas como institucionais serão excluídas.

Como forma de preservar a Universidade e impedir o vazamento de informações, não é permitida a criação ou armazenamento de documentos institucionais que utilizem as ferramentas Word, Excel, PowerPoint, Outlook e OneDrive do Office 365 em nuvem. Os aplicativos e serviços devem ser empregados em trabalhos acadêmicos, considerados de domínio público e que não estejam submetidos às leis de proteção de dados ou copyright. Textos que exigem sigilo também não devem utilizar os recursos disponíveis no convênio.