Uerj inaugura campus regional em Cabo Frio, na Região dos Lagos, oferecendo três cursos de graduação

21/12/202316:23

Diretoria de Comunicação da Crazy777

 

A população de Cabo Frio e Região dos Lagos comemorou, nesta quarta-feira (20), a inauguração do campus da Uerj no município. O local vai abrigar três cursos de graduação, ofertando anualmente 40 vagas para Medicina, 50 para Geografia e 50 para Ciências Ambientais, inédito na história da Universidade. Os alunos serão selecionados pelo Vestibular Estadual, processo em fase de divulgação das notas do exame discursivo, aplicado em dezembro. Seguindo o calendário acadêmico, as aulas começam no primeiro semestre de 2024.

As instalações, situadas na Rua Arizio Gomes da Costa, 186, bairro Jardim Flamboyant, próximo ao centro, serão inicialmente compartilhadas com a antiga proprietária, a faculdade particular Ferlagos. O novo campus regional da Uerj inclui o vizinho Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro (HURHC), que atende cerca de 600 pacientes por mês, encaminhados pelo Sisreg. Em funcionamento desde dezembro de 2022, a unidade de saúde será também um hospital-escola para os estudantes de Medicina.

Em seu discurso na solenidade inaugural, o reitor Mario Carneiro ressaltou a relevância do projeto de interiorização da Universidade. “Além de capacitar mais pessoas, a expansão da Uerj para outras localidades proporciona mais prestação de serviços e favorece o crescimento econômico da região contemplada. É a Uerj cumprindo sua missão de levar educação e saúde públicas para todo o estado”, disse. Carneiro ainda indicou que o campus pode receber outros cursos futuramente.

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Mauro Azevedo, também celebrou a conquista, após anos de esforços empregados para levar a Uerj à cidade da Região dos Lagos. “É muito gratificante e honroso entregar à população um equipamento público de qualidade. Como cabofriense, sei da importância que esse campus terá para o desenvolvimento da região, qualificando a mão de obra e a pesquisa científica. Tenho certeza de que o ensino e as ações realizadas aqui vão mudar muito a vida das pessoas”, comentou. Azevedo destacou que a Uerj vai possibilitar os estudos em nível superior para muitos aprovados que, até então, não tinham condições financeiras para custear moradia e alimentação na capital fluminense.

Professores Bruno Deusdará, Gulnar Azevedo, Luanda de Moraes, Mario Carneiro, Lincoln Tavares e Ricardo Lodi

Para a médica sanitarista e futura reitora Gulnar Azevedo, eleita em novembro, a chegada da Uerj a Cabo Frio terá impacto positivo para o sistema de saúde local, ainda carente de investimentos. “A integração do Hospital com a Faculdade de Ciências Médicas vai promover assistência hospitalar de qualidade, além de contribuir para a formação profissional de excelência. Nosso compromisso, assumindo a Reitoria em janeiro, é fortalecer esse campus, fruto do projeto de expansão, contando com o apoio da sociedade e dos membros da comunidade acadêmica”, afirmou.