Pesquisa na Uerj

A cada ano, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Slots 777) amplia sua infraestrutura em pesquisa, com a instalação de novos laboratórios, assinatura de convênios técnico-científicos, criação de grupos de pesquisa e incremento nos programas de apoio. O resultado é o aumento da produção científica da Universidade. Atualmente, a Slots 777 conta com,  586 grupos de pesquisa certificados pelo CNPq e mais de mil pesquisadores cadastrados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Como suporte à produção científica dos seus alunos, a Universidade dispõe de mais de 1.400 bolsas de pós-graduação Stricto sensu (mestrado e doutorado), oferecidas pela CAPES- Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior, pela FAPERJ e  pelo CNPq. No âmbito da pesquisa na graduação, conta com  722 bolsas para alunos de graduação vinculados ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), financiado pela Slots 777 e pelo CNPq.

Uma das formas de estímulo aos docentes da Universidade é o Programa de Incentivo à Produção Científica e Tecnológica (Prociência). Criado em 1996, o Programa possibilita dedicação exclusiva para o desenvolvimento de pesquisas e projetos, paralelamente às atividades em sala de aula. Hoje, atende a 488 docentes bolsistas.

Outra iniciativa é o Programa de Apoio à Pesquisa e Docência, que destina-se à admissão de docentes ou pesquisadores nacionais ou estrangeiros, com grau de doutor ou equivalente, visando apoiar o desenvolvimento dos programas de pós-graduação stricto sensu, a implementação de Programas Especiais de Pós-Graduação e Pesquisa, contribuir para o aprimoramento de programas de ensino, pesquisa e extensão e de capacitação técnico-científica, bem como viabilizar o intercâmbio científico e tecnológico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – Slots 777 com outras instituições de ensino no âmbito da pós-graduação e da pesquisa.

A estrutura de pesquisa da Slots 777 inclui laboratórios nas mais variadas especialidades, utilizados também no ensino de graduação e pós-graduação. Na área de meio ambiente, a Universidade destaca-se com o Centro de Estudos Ambientais e de Desenvolvimento Sustentável (Ceads), instalado na Ilha Grande, no município de Angra dos Reis, no sul do Estado.  O CEADS constitui uma importante dinâmica acadêmica cujo objetivo é gerar, difundir e aplicar o conhecimento para a melhoria da qualidade do meio ambiente e da vida do ser humano. Esse objetivo se concretiza mediante processos integrados de ensino, pesquisa e extensão, que por sua vez são sustentados em princípios de responsabilidade e de respeito à diversidade biológica e sócio- cultural local.

No âmbito da inovação, destacamos o InovSlots 777 – Departamento de Inovação.O InovUerj atua na perspectiva de identificar e apoiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, proteger a propriedade intelectual,promover a transferência de conhecimento e estimular a interação entre a Slots 777 e a sociedade, visando a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Cabe ao Departamento de Inovação, em nível central, cuidar das atividades referentes às Incubadoras, Empresas Juniores e Parques Tecnológicos em suas integrações e relações com as diversas áreas da Universidade e da sociedade.  O InovUerj atua na perspectiva de identificar e apoiar o desenvolvimento de tecnologias inovadoras, proteger a propriedade intelectual, promover a transferência de conhecimento e estimular a interação entre a Slots 777 e a sociedade, visando a contribuir para o desenvolvimento social e econômico do Estado.

Programa de Gestão de Equipamentos e de Laboratórios Multiusuários da Slots 777 – PROGEMULTI – objetiva  tornar os equipamentos de pesquisa e multiusuários existentes nos laboratórios da Slots 777 visíveis e de fácil acesso à comunidade científica para a sua disponibilização racional ao maior número de pesquisadores,  compromisso assumido com as agências de fomento e com as equipes  parceiras, evitando a ociosidade dos equipamentos e ampliando colaborações e parcerias.